Festival Pet é a nova programação ideal para as famílias que estiverem em São Paulo na primeira semana de férias escolares. Realizado pelos organizadores da Virada Sustentável, pela Pets Emotion e pelo Grupo Petz, o primeiro festival totalmente dedicado ao universo pet no Brasil acontecerá nos dias 5 e 6 de julho, na Arena de Eventos no Parque Ibirapuera e será um marco cultural e afetivo para quem tem fortes vínculos com seus animais de estimação.
O programa combina, de forma inédita, atrações culturais, experiências, oficinas e palestras voltadas tanto para a saúde como para o bem-estar dos pets e de seus tutores. Entre os destaques, estão palestras de especialistas como Alexandre Rossi (o “Dr. Pet”), e Cris Berger, jornalista e criadora do Guia Pet Friendly.
“A nossa ideia em criar o festival é que ele seja, além de um evento pet, uma oportunidade para promover informação sobre esse universo tão apaixonado e apaixonante de forma criativa e lúdica, sem deixar de lado temas relevantes como abandono, saúde e relação com a cidade", comenta André Palhano, um dos cofundadores do projeto. “Para isso, selecionamos assuntos específicos, essenciais para uma boa convivência em casa e no ambiente urbano – desde o comportamento em parques públicos até o luto por morte do animal”, reforça Wagner Aguado, também cofundador do festival, além da ONG Vira Lata Vira Amigo e da Pets Emotion.
Nos dois dias, funcionará uma feirinha de produtos, com curadoria afetiva e presença de ONGs como Adote um Gatinho, Vira-Lata Vira-Amigo e Encontrei um Amigo, além das exposições fotográficas e educativas como “Somos Todos Vira-Latas e Especial é Ser Diferente, da ONG Ampara Animal.
“É uma grande satisfação para a Urbia receber a primeira edição do Festival Pet no Ibirapuera. Mais do que um espaço de lazer, o Parque é um lugar de encontros, convivência e construção de vínculos. Abrir as portas para um evento gratuito e que valoriza a relação entre pessoas e seus animais de estimação reforça nosso compromisso em oferecer experiências memoráveis para toda a comunidade”, afirma Samuel Lloyd, diretor da Urbia, empresa que administra o Parque Ibirapuera.
Além da ocupação no Ibirapuera com atrações artísticas e recreativas para toda a família — incluindo os pets — haverá atrativos em outros locais da cidade, como mutirões de castração, grafites temáticos, palestras e rodas de conversa e donativo de ração e medicamentos para ONGs previamente credenciadas.
A abertura do palco ficará por conta de Alexandre Rossi, em um momento simbólico e cheio de afeto. Em seguida, as crianças poderão assistir o espetáculo Mariquinha e os Bichos do Brasil, uma viagem lúdica e musical conduzida pelo grupo Histórias de Brincar, que mistura folclore e cultura com a causa animal. O espetáculo Mundo Animal de Bibi, produzido pela ONG Ampara Animal em parceria com a Terceiro Acto Produções Artísticas, trata, através de uma grande aventura, da conscientização da causa animal e da adoção responsável.
O caráter educativo do evento se traduzirá em oficinas práticas como Bem-estar animal: como montar um enriquecimento ambiental em casa, para ensinar tutores a estimularem seus pets com recursos simples e criativos no ambiente doméstico. Destinada aos adultos, a palestra ministrada por Carol Andery tratará de temas sensíveis, como o luto por um animal, fornecendo orientação emocional e provocando reflexões importantes sobre momentos mais dolorosos.
Haverá também atrações interativas, como a Conexão e Diversão entre Cães e Tutores no Parque, uma experiência conduzida pelo Quintal 279. A atividade estimula a convivência afetiva e divertida entre cães e seus tutores, com brincadeiras, relaxamento e técnicas de obediência positiva ao ar livre. Ainda no espaço de oficinas, a ação Cão Artista fará os pets “criarem obras de arte”, usando as patas (e tintas atóxicas) como carimbos.
No palco principal, haverá apresentações musicais, sempre às 15h00, cuidadosamente pensadas para o ambiente familiar e para o público do evento. No primeiro dia, o show será o Samblues, de João Suplicy, que funde samba e blues. No segundo dia, a cantora Ellen Oléria, vencedora do reality show The Voice Brasil, fará uma homenagem especial a Nina Simone. Para finalizar de forma insólita, acontecerá a Petnique, uma baladinha pet ao som de DJs, como Marcos Guzman e Janaina Nas, para que tutores “dancem” com seus amigos de quatro patas.
As marcas patrocinadoras também participarão com distribuição de brindes e iniciativas especiais, sempre com vistas à conexão e o cuidado de tutores para com seus animais de estimação. A primeira edição do Festival Pet é realizada pela Petz, Pets Emotion, Virada Sustentável e apresentada pela Pedigree, com patrocínio da Au.Migos Pets (Grupo Boticário) e apoio da Boehringer Ingelheim, CBYK, Paramount e Vivo. São parceiros institucionais a Ampara Animal, uma das maiores ONGs de proteção animal do país, Dr. Pet, Vira Lata Vira Amigo, Guia & Universidade Pet Friendly, Dog Art e Eba Benefícios. A parceria de comunicação com a agência Repense.
#clickfato #claudelopes70 #festivalpet #petsemotion #grupopetz #wagneraguado, #ongviralataviraamigo