A S de Samba conquistou dois Ouros no Prémios Lusófonos da Criatividade, principal festival de publicidade e comunicação dedicado aos países de língua portuguesa, sediado em Lisboa. Criado em 2013, o evento reconhece anualmente os trabalhos mais relevantes dos mercados lusófonos e reúne, ao longo do ano, edições quadrimestrais, que culminam em um festival com entregas de prêmios e debates estratégicos para o setor.
Os Ouros foram concedidos na categoria Produção de Áudio - Uso de Música Original, pelas campanhas “Brasil em Cena”, criada para a Apple Brasil, e “Pacto Contra a Fome”, campanha desenvolvida para o movimento nacional homônimo e criada pela Africa Creative. O reconhecimento reforça a atuação da S de Samba em projetos que unem excelência criativa, relevância cultural e impacto social, com o som como elemento central da comunicação.
Desenvolvida pela Media Arts Lab (TBWA\MAL), a peça foi filmada integralmente com um iPhone 16 Pro e exibida durante as transmissões do Carnaval e do Oscar 2025, na TV Globo - período marcado também pela inédita vitória do Brasil com o filme “Ainda Estou Aqui”, como Melhor Filme Internacional.
A produção de som é da S de Samba, com direção musical de Jair Oliveira e Wilson Simoninha, além de Diego Guimarães, diretor de produção musical da casa. A produção de imagem é da Pródigo Filmes.
“Na interpretação de Nilze Carvalho, celebramos um dos melhores momentos do cinema brasileiro em diálogo direto com o samba e o Carnaval. É um tributo à nossa cultura em um momento simbólico e histórico para o audiovisual do país”, afirma Jair Oliveira, cantor, compositor, produtor musical e sócio da S de Samba
Com abordagem direta e sensível, a comunicação amplia a conscientização sobre o tema a partir de dados alarmantes — o Brasil desperdiça milhões de toneladas de alimentos todos os anos enquanto parcela significativa da população vive em situação de insegurança alimentar. Nesse contexto, o som atua como elemento narrativo fundamental, potencializando o impacto emocional da mensagem e reforçando a urgência da causa, o que evidencia o papel da S de Samba em projetos que extrapolam o território publicitário e dialogam com questões estruturais da sociedade.
“Receber esse reconhecimento no ‘Prémios Lusófonos da Criatividade’, em uma categoria dedicada ao uso de música original, reafirma a importância do som como elemento central da narrativa publicitária. ‘Brasil em Cena’ e ‘Pacto Contra a Fome’ são projetos muito diferentes entre si, mas que têm em comum o cuidado com a criação musical e o entendimento de que a música não acompanha a ideia – ela constrói a ideia”, destaca Simoninha, cantor, compositor, produtor musical e sócio da S de Samba.
E Meg Magro, diretora de atendimento da S de Samba, completa: “As trilhas premiadas trazem música original de Jair Oliveira, reforçando nosso compromisso com identidade, autoria e excelência criativa. Para a S de Samba, esses dois Ouros celebram processo, parceria e identidade”.
#clnews #claudelopes70 #sdesamba #JairOliveira #MegMagro #WilsonSimoninha

