JEKTA revela modelo em escala 1:9 da aeronave anfíbia PHA-ZE 100, testes de voo na Itália

JEKTA, fabricante suíço da aeronave hidroavião de passageiros de emissão zero - Zero Emissions 100 (PHA-ZE 100), revelou fotografias do modelo em escala 1:9 do hidroavião PHA-ZE 100 que está usando para coletar dados de teste representativos da aeronave em tamanho real.

Embora a configuração final da aeronave evolua com base nos dados gerados pela operação do modelo no ar e na água, o modelo é bastante representativo do projeto definitivo do PHA-ZE 100. Os detalhes incluem um sistema de propulsão elétrica distribuída com oito motores elétricos, configuração aerodinâmica avançada e grandes janelas na cabine e no cockpit.

Testes estão sendo realizados na Itália, lar de Max Pinucci, Chefe de Design da JEKTA. A histórica tradição de hidroaviões do país tem sido fonte de inspiração para Pinucci e para toda a equipe da JEKTA, enquanto os testes do design de próxima geração do PHA-ZE 100 estão se baseando nesse legado.

O CEO e cofundador da JEKTA, George Alafinov, diz: “O modelo em escala 1:9 é grande o suficiente para fornecer dados representativos da aeronave em tamanho real e nos permite expandir o envelope de testes de forma eficiente, enquanto verificamos os dados já coletados em nossa modelagem computacional. Continuaremos a refinar a configuração da aeronave com base nos resultados dos testes do modelo e a retroalimentá-los em nossos modelos digitais, garantindo a maturidade da aeronave enquanto trabalhamos para introduzi-la na rede global de transporte aéreo em 2030.”

Com suas diversas capacidades operacionais, configurações internas adaptáveis e parâmetros operacionais economicamente atraentes, o PHA-ZE 100 pode atender a uma gama crescente de demandas operacionais. Desde seu lançamento em 2022, a JEKTA já confirmou mais de USD$ 1,35 bilhão em compromissos futuros de clientes para o PHA-ZE 100 e está programada para iniciar a produção em 2030/2031.

#clnews #claudelopes70 #aviacao #avioes #jekta #aeronaveanfibia #phaze100 #hidroaviao

Claudê Lopes

Baiano de Itiúba, radicado em São Paulo há mais de 30 anos. Jornalista, Pesquisador Musical, Blogueiro, Produtor e Editor de conteúdo, Consultor Musical, Roteirista, Redator e Diretor de programa, Web Designer. @claudelopes70

Postagem Anterior Próxima Postagem