Dude São Thiago apresenta videoclipe “Invento” música inspirou o disco ‘O Sexo do Vento’

Em maio, Dude São Thiago apresentou seu disco de estreia: O Sexo do Vento. O álbum traz releituras de canções consagradas da música brasileira entrelaçadas com textos inéditos escritos por Dude. O trabalho do cantor e ator busca unir a canção com a poética. A poesia está também presente na narrativa visual do novo videoclipe com sua versão para a música.

Assim como no disco, o clipe inicia com um texto autoral. Em cena, com Dude, estão Guto Petry e o cavalo Pingo, entre outros cavalos. Guto é referência no Brasil da Doma Índia, uma técnica para domar cavalos sem o uso da força, castigos ou de punição dolorosa. Ao invés disso, o domador faz uso de movimentos corpo-a-corpo com o animal.

Invento foi gravado nas paisagens dos pampas gaúchos, em meio a pastos e árvores centenárias, com direção e concepção de Emerson de Lucca Brandt e Dude e direção de fotografia de Rinaldo Martinucci. Rinaldo e o Emerson trabalharam planos fechados, especialmente na captação da doma, com planos amplos, destacando a natureza do entorno.

Há mais de dois anos venho acompanhando o trabalho de doma índia realizado pelo gaúcho Guto Petry, que aprendeu este método junto a comunidades indígenas da América do Sul e o trouxe ao Brasil. É um trabalho admirável, que faz uso de um corpo-a-corpo com o animal, numa dança que os conecta espiritualmente. Um transforma o outro. Guto topou prontamente meu convite para participar e decidimos gravar em seu rancho nos pampas gaúchos onde, além de belos cenários, nos deparamos com cavalos, cachorros e uma comunidade muito forte, que vive uma relação com a natureza radicalmente diferente da maioria das pessoas urbanas. Escutar o galopar dos 17 cavalos passando por mim enquanto eu dançava, foi um êxtase, a energia é indescritível. A letra de Vitor Ramil é pura poesia e fala da coragem trazida pelos ventos que vêm de fora de nós, para que aceitemos nossa interioridade, a criatividade singular que cada um carrega em si. Me servi ainda, da famosa versão gravada por Ney Matogrosso como inspiração e bússola”, compartilha Dude.

A produção audiovisual de Dude tem um rigor artístico, o cuidado de direção de arte está em todos os detalhes, cenário, figurino e roteiro.

O primeiro videoclipe lançado junto com o disco, da faixa Cabaré, com participação de do artista Carlinhos Rowlands, foi premiado em diversos festivais: Festival de Filmes Experimentais, Dança e Música de Toronto, como Melhor Music Video (Jul 2025), no International Music Video Awards - Budapeste, como Melhor Music Video da América Latina, Melhor Figurino e Melhor Produção (Jul 2025), no HollyWood Shorts Fest, com Honorable Mention (Ago 2025) e no Wildsound Festival - Toronto com Best Performances (Set 2025). O clipe de Cabaré também foi finalista no Best Music Video no East Village New York Film Festival (NY) e indicado como Best Music Video no International Indie Film and Screenplay Festival (Paris) e no 37º Girona Film Festival (Espanha).

O Sexo do Vento teve direção musical e arranjos de Iuri Salvagnini, produção musical de Paulo Assis e do próprio Dude. O título foi inspirado justamente pela música Invento, composta por Vitor Ramil, que fala da potência de movimento trazida pelos ventos. Uma provocação para as ambiguidades do mundo.

Concebido como um livro de canções, o álbum com 18 faixas convida o ouvinte a uma experiência diferenciada com entrelaçar contínuo entre música e os textos poéticos autorais. Por sua trajetória como ator, a ideia foi aproximar o disco da experiência de estar num teatro. Dude traz releituras para canções de Marina Lima, Zé Ramalho, Chico Buarque, João Bosco, Aldir Blanc, Luiz Melodia, Arnaldo Antunes, entre outros grandes compositores da música brasileira.

Dude vem preparando outras novidades em torno do ‘O Sexo do Vento’’, está em produção um documentário que inclui o espetáculo com ensaios e depoimentos, o processo de gravação do álbum e dos dois videoclipes (Cabaré e Invento). Sua ideia ainda com o doc será usar o material para tratar de algumas questões que impactam na sociedade atual. A faixa “Charme do Mundo” ganhou também um vídeo ao vivo, gravado na temporada de estreia do show em São Paulo.



#clnews #claudelopes70 #dudesaothiago

Claudê Lopes

Baiano de Itiúba, radicado em São Paulo há mais de 30 anos. Jornalista, Pesquisador Musical, Blogueiro, Produtor e Editor de conteúdo, Consultor Musical, Roteirista, Redator e Diretor de programa, Web Designer. @claudelopes70

Postagem Anterior Próxima Postagem