Mercadão recebe exposição que celebra 60 anos da Jovem Guarda

O Mercado Municipal Paulistano, o Mercadão, recebe, de 22 de agosto a 19 de setembro, no Espaço de Gastronomia e Cultura, a exposição "Jovem Guarda: A Arte do Grafite", em celebração aos 60 anos do movimento que revolucionou a música jovem brasileira.

Com 15 obras em tela criadas por grafiteiros(as), a mostra revisita ícones como Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa através de composições vibrantes que misturam o espírito da época com a linguagem visual contemporânea.

Trazer a Jovem Guarda para o grafite é conectar gerações por meio da arte. O Mercadão, símbolo cultural e histórico da cidade, é o cenário ideal para essa fusão entre o passado musical e a arte urbana atual”, destaca Aldo Bonametti, CEO da Mercado SP, ressaltando que as obras exploram não só os artistas e os fãs do movimento, mas também os aspectos sociais e culturais da juventude da década de 60, trazendo à tona a liberdade criativa e a rebeldia que marcaram uma era.

Participam da mostra os artistas Pandora, Plexus, Mel Zabunov, Sow, Quel, AFolego, Rocket, Fixxa, Mandi, Dell, Ana Kia, Verônica Nuvem, Moluco e Nill.

A iniciativa é realizada pelo Ministério da Cultura, pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e pelo Catavento Cultural e Educacional, por meio das Fábricas de Cultura, em parceria com a Mercado SP, concessionária que administra o Mercadão e o Mercado Kinjo Yamato.

Serviço
"Jovem Guarda: A Arte do Grafite":
Local: Hall de entrada do Espaço de Gastronomia e Cultura do Mercadão
Período: De 22 de agosto a 19 de setembro de 2025
Entrada gratuita
Endereço: Rua da Cantareira, 306 – Centro Histórico de São Paulo

Sobre a empresa:

Desde 2021, a Mercado SP SPE S.A - Mercado SP é a concessionária responsável pela administração do Mercado Municipal Paulistano (Mercadão) e do Mercado Kinjo Yamato pelo prazo de 25 anos. A concessão envolve a operação, manutenção, reforma, restauro e exploração de ambos os mercados, com a missão de revitalizar os espaços, os mais importantes pontos turísticos da cidade de São Paulo, oferecendo uma experiência única em gastronomia, cultura e história, a partir de uma gestão eficiente, transparente, inovadora e ética, com resultados sustentáveis.

Sobre o Mercado Municipal Paulistano (Mercadão)
Inaugurado em 25 de janeiro de 1933, dia e mês do aniversário da cidade de São Paulo, o Mercado Municipal Paulistano foi projetado pelo arquiteto Felisberto Ranzini, do escritório de arquitetura de Ramos de Azevedo e se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade e um entreposto comercial importante para o centro histórico expandido da capital paulista, que atrai visitantes do Brasil e do mundo. Em 2004, o prédio foi tombado pelo patrimônio histórico. Desde 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é tornar o Mercadão a maior experiência gastronômica do mundo.

Sobre o Mercado Municipal Kinjo Yamato
Inaugurado em 1936, quando ainda era chamado de Mercado Municipal da Cantareira, passou a se chamar Kinjo Yamato em homenagem a um dos pioneiros da imigração japonesa no Brasil, na celebração dos 80 anos da chegada dos nipônicos ao país, em 1988. Desde setembro de 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é reapresentar o Kinjo Yamato, o hortifruti mais charmoso da cidade. Localizado no centro histórico expandido de São Paulo, o Kinjo Yamato é um dos primeiros mercados públicos da cidade, concebido como um espaço especializado em hortifruti, inicialmente a céu aberto. Ainda nos anos 1930, recebeu, como doação, uma cobertura metálica vinda da Escócia que seria utilizada em uma estação de trem do Anhangabaú. A cobertura foi tombada pelo patrimônio histórico.

#clnews #claudelopes70 #mercadao #exposicao60anosjovemguarda

Claudê Lopes

Baiano de Itiúba, radicado em São Paulo há mais de 30 anos. Jornalista, Pesquisador Musical, Blogueiro, Produtor e Editor de conteúdo, Consultor Musical, Roteirista, Redator e Diretor de programa, Web Designer. @claudelopes70

Postagem Anterior Próxima Postagem